Há 80 anos, uma equilibrada combinação entre tradição e vanguarda faz da prática pedagógica e educacional da Escola Nossa Senhora das Graças – carinhosamente apelidada de Gracinha – uma experiência inovadora na formação de estudantes e cidadãos críticos e comprometidos.
Além de propiciar uma sólida formação acadêmica, o Gracinha estimula a construção e o fortalecimento de valores como liberdade, respeito e cooperação e investe na parceria de professores(as), funcionários(as) e familiares para essa trajetória.
O Gracinha, atende hoje alunos desde a educação infantil até o ensino médio, em um espaço de mais de 7.000 m2 localizado no bairro do Itaim em São Paulo.
Introduzir a cultura maker como parte do processo de transformação digital da escola e para oferecer uma experiência inovadora aos seus alunos.
A escola entendia que o antigo laboratório de informática em baias de PCs não fazia mais sentido no processo de aprendizado de crianças que já nasceram conectadas e onde a interatividade é fundamental para a relação social e o desenvolvimento intelectual.
O grande desafio foi como transformar esta as antigas salas de informática em um espaço onde os alunos pudessem aprender melhor tendo a oportunidade de criar, experimentar, explorar, interagir e solucionar problemas de forma prática, encorajando a inovação, a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas, habilidades essenciais para o século 21.
Após uma análise detalhada da estrutura onde deveria ser criado o novo espaço, a equipe de arquitetura escolar da Hungaro, Valente Arquitetura entendeu com profundidade as necessidades, dificuldades e objetivos da coordenação pedagógica, da direção, do marketing e do facilities do Gracinha.
Com este entendimento foi apresentado à escola um projeto para construção de um novo espaço de tecnologia nomeado de hacklab com áreas multiuso e uma sala maker separada por divisórias móveis acústicas de vidro.
Através destas divisórias, o espaço multiuso foi dividido em uma área com mesas e cadeiras para atividades individuais e um mobiliário específico para usos variados, dando assim grande flexibilidade para as atividades, como o puff laranja e os módulos de leitura. E a outra área com uma mesa coletiva e lousa, como apoio para as aulas de tecnologia.
Todo o espaço recebeu um projeto de iluminação com telas metálicas no forro e entradas de energia para celular, tabletes e notebooks. Paredes e mobiliário além de oferecer conforto acústico, receberam cores de forma que tornasse o ambiente agradável para as atividades pedagógicas.
O novo HackLab do Gracinha proporciona agora uma aprendizagem baseada em projetos e na cultura maker, envolvendo os alunos de forma mais significativa. Eles se tornam protagonistas de seu próprio aprendizado, o que aumenta a motivação e o interesse pelo conhecimento.
“O novo espaço foi muito bem recebido pela equipe de professores e estudantes
Wagner Borja, Diretor do Gracinha
e favoreceu o desenvolvimento das atividades pedagógicas diversas.”
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