Pesquisar
Close this search box.

Caso de Sucesso: Novo HackLab Gracinha

Por em
Imagem do post Caso de Sucesso: Novo HackLab Gracinha

A HISTÓRIA | Colégio Gracinha

Há 80 anos, uma equilibrada combinação entre tradição e vanguarda faz da prática pedagógica e educacional da Escola Nossa Senhora das Graças – carinhosamente apelidada de Gracinha – uma experiência inovadora na formação de estudantes e cidadãos críticos e comprometidos.

Além de propiciar uma sólida formação acadêmica, o Gracinha estimula a construção e o fortalecimento de valores como liberdade, respeito e cooperação e investe na parceria de professores(as), funcionários(as) e familiares para essa trajetória.

O Gracinha, atende hoje alunos desde a educação infantil até o ensino médio, em um espaço de mais de 7.000 m2 localizado no bairro do Itaim em São Paulo.

O OBJETIVO | Introduzir a cultura maker

Introduzir a cultura maker como parte do processo de transformação digital da escola e para oferecer uma experiência inovadora aos seus alunos.

O DESAFIO | Transformar espaços

A escola entendia que o antigo laboratório de informática em baias de PCs não fazia mais sentido no processo de aprendizado de crianças que já nasceram conectadas e onde a interatividade é fundamental para a relação social e o desenvolvimento intelectual.

Foto: Antigo laboratório de informática

O grande desafio foi como transformar esta as antigas salas de informática em um espaço onde os alunos pudessem aprender melhor tendo a oportunidade de criar, experimentar, explorar, interagir e solucionar problemas de forma prática, encorajando a inovação, a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas, habilidades essenciais para o século 21.

A SOLUÇÃO | O HackLab

Após uma análise detalhada da estrutura onde deveria ser criado o novo espaço, a equipe de arquitetura escolar da Hungaro, Valente Arquitetura entendeu com profundidade as necessidades, dificuldades e objetivos da coordenação pedagógica, da direção, do marketing e do facilities do Gracinha.

Com este entendimento foi apresentado à escola um projeto para construção de um novo espaço de tecnologia nomeado de hacklab com áreas multiuso e uma sala maker separada por divisórias móveis acústicas de vidro.

Através destas divisórias, o espaço multiuso foi dividido em uma área com mesas e cadeiras para atividades individuais e um mobiliário específico para usos variados, dando assim grande flexibilidade para as atividades, como o puff laranja e os módulos de leitura. E a outra área com uma mesa coletiva e lousa, como apoio para as aulas de tecnologia.

Todo o espaço recebeu um projeto de iluminação com telas metálicas no forro e entradas de energia para celular, tabletes e notebooks. Paredes e mobiliário além de oferecer conforto acústico, receberam cores de forma que tornasse o ambiente agradável para as atividades pedagógicas.

O RESULTADO | Engajamento e motivação

O novo HackLab do Gracinha proporciona agora uma aprendizagem baseada em projetos e na cultura maker, envolvendo os alunos de forma mais significativa. Eles se tornam protagonistas de seu próprio aprendizado, o que aumenta a motivação e o interesse pelo conhecimento.

“O novo espaço foi muito bem recebido pela equipe de professores e estudantes
e favoreceu o desenvolvimento das atividades pedagógicas diversas.”

Wagner Borja, Diretor do Gracinha

Emerson Húngaro

Nascido em novembro de 1974 em São Caetano do Sul, formado em 1999, arquiteto titular, São Paulo, Brasil.Como estudante trabalhou nos escritórios: PJO Instalações Elétricas e hidráulicas, Haron Cohen Arquitetura e Comunicação Visual e também no escritório BACCO Arquitetos, adquirindo grande base para o início da carreira.Formou o escritório Estúdio Hungaro Arquitetura em 2002, posteriormente alterado para Hungaro, Valente Arquitetura, onde é sócio e responsável técnico pelo departamento de projetos de arquitetura, concepção, compatibilização, coordenação e design das edificações.Certificado PMSP I certificação em acessibilidade, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – SMPED/CPA, em 2015 / atualização 2017.Parcerias de projetos de arquitetura com Adilson Costa Macedo | Prof. arquiteto, da Locum Arquitetura e Urbanismo, São Paulo.

Comentários