A sustentabilidade é um assunto que está sempre em alta, afinal, estamos sempre consumindo e produzindo algo. Tendo a natureza como fonte principal dos nossos recursos, é necessário não só promover ações de conscientização sobre o tema, mas também aplicá-las no dia a dia.
A escola, por exemplo, como parte importante de nossa sociedade, precisa abrir caminho para a adoção de novas medidas de sustentabilidade e preservação da natureza. Neste artigo você vai saber como isso funciona na prática. Continue a leitura!
Primeiramente, listando ações para cortar o desperdício no dia a dia da escola. Por exemplo, luzes acesas sem necessidade, torneiras abertas por muito tempo, vazamentos em tubulações, ar condicionado, e muitos outros itens que a longo prazo impacta o meio ambiente.
E este por ser um lugar onde circulam várias pessoas, é normal que haja maior gasto de água, luz e outros materiais de uso contínuo, tais como, papéis, copos plásticos descartáveis, produtos de limpeza, lixo em alto volume, etc.
Por isso, cada escola precisa tomar consciência para reduzir o desperdício de forma a promover a sustentabilidade entre professores e estudantes. Afinal, cada um precisa fazer a sua parte para dar certo.
A diretoria da escola, em parceria com a administração e os professores, poderá planejar e comandar uma série de medidas práticas para promover a sustentabilidade e eliminar o desperdício no ambiente estudantil.
Em seguida, essas ações serão implementadas juntamente com os alunos e expandidas para as suas famílias, impactando toda a comunidade e a sociedade no geral. Os estudantes serão levados a entender a importância de se cuidar da natureza e dos recursos disponíveis de maneira mais consciente.
Nesse sentido, podemos listar as ações em duas etapas: as que serão implantadas imediatamente, e aquelas que serão aplicadas ao longo do tempo:
7. Trocar as lâmpadas convencionais nas salas de aula, pátios e espaços abertos pelas de LED, garantindo uma economia de cerca de 80% na conta de energia elétrica;
Além de todas as ações que listamos anteriormente, esta, com certeza, é de grande importância: deixar que os alunos tenham contato com a natureza.
Se a cidade ou município conta com parques ou espaços verdes, é uma boa iniciativa fazer um passeio com as crianças e adolescentes, reforçando-lhes a importância de:
A sustentabilidade precisa ser um tema abordado diariamente nas escolas, de forma natural e frequente. Com isso, uma nova cultura será estabelecida, de jovens que se preocupam com o meio ambiente e assim formarão uma sociedade mais sustentável.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Húngaro Arquitetura para conferir mais artigos com informações relevantes para você.
Comentários