A escolha do imóvel ideal para uma escola impacta diretamente o presente e o futuro da instituição. Encontrar um local que atenda às suas necessidades de tamanho da edificação, infraestrutura desejada, necessidades pedagógicas, administrativas e de segurança é fundamental para garantir o sucesso da sua escola.
No entanto, o processo de compra ou aluguel de um imóvel pode ser complexo e envolve diversos riscos. É preciso ter cuidado para evitar problemas de licenciamento, jurídicos, financeiros e estruturais que podem comprometer o funcionamento da instituição.
Saiba o que é o EVTL e como ele ajudará na escolha do imóvel ideal para a sua escola. Continue a leitura!
Um EVTL, ou Estudo de Viabilidade Técnico Legal, é um documento crucial para a segurança e o sucesso da implantação da sua escola.
Ele avalia os riscos e potenciais de um terreno ou imóvel antes da sua compra, aluguel ou construção, garantindo que a escolha seja adequada às necessidades da escola e em conformidade com as leis de obras e edificações, regulamentações ambientais e de licenciamento, como:
Antes da compra ou construção de um terreno ou imóvel para a escola, bem como para realizar reformas ou ampliações na escola.
O EVTL garante que o imóvel poderá atender as exigências de qualidade e infraestrutura da instituição atendendo bem a todos os alunos, professores, colaboradores, pais e alunos em uma comunidade dentro da lei, garantindo também a:
O zoneamento local, suas regras, benefícios e limitações, tanto para instalação do uso escolar, quanto para a construção ou ampliação de uma edificação. Também analisa as documentações pré-existentes da instituição e do imóvel, como licenças, habite-se, licença de segurança e vistorias do corpo de bombeiros, documentos de acessibilidade, entre outros.
A topografia local, forma e inclinação do terreno também são analisados pois influenciam na viabilidade financeira da construção.
Um EVTL deve ser realizado por uma equipe qualificada de profissionais, pessoas preparadas para analisar toda a situação da construção ou reforma da escola, incluindo:
Engenheiro Civil: avalia a viabilidade técnica da construção, incluindo aspectos estruturais, geotécnicos e hidrológicos;
Engenheiro Ambiental: analisa os impactos ambientais da construção e propõe medidas de mitigação;
Arquiteto Urbanista: analisa a viabilidade locacional do terreno, considerando zoneamento urbano, infraestrutura e acessibilidade;
Advogado especialista em Direito Imobiliário: realiza a análise legal do terreno ou imóvel, verificando pendências jurídicas, certidões e licenças;
Especialista em Direito Ambiental: assegura a conformidade do projeto com a legislação ambiental e orienta sobre as medidas de regularização necessárias;
Geólogos: realizam estudos geotécnicos do solo para determinar a capacidade de suporte do terreno e as fundações adequadas.
Dependendo do tamanho do projeto, é necessário a consultoria e assessoria de diversos profissionais de diferentes áreas como citado acima, cabe aos gestores da instituição analisarem os detalhes do planejamento a ser feito.
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