Transforme seu espaço: descubra como criar um ambiente aconchegante apenas com acabamentos!

Por em
Transforme seu espaço: descubra como criar um ambiente aconchegante apenas com acabamentos!

Com o agito diário do trabalho, poucas pessoas têm o privilégio de curtir o seu próprio lar. A correria constante tem obrigado as pessoas a ficarem mais tempo fora de casa, ao mesmo tempo, que estão em busca de um refúgio.

Esse lugar tão desejado pode estar mais perto do que muitos imaginam: nossa casa. Isso mesmo. Você não precisa viajar ou mudar de ambiente para se sentir mais tranquilo depois de um longo dia de trabalho. Tudo pode ser resolvido com a criação de ambientes aconchegantes no seu lar.

Você deve estar imaginando que para isso terá que gastar dinheiro com decoração, mas na verdade não é bem assim. O seu lar pode tornar-se um local aconchegante apenas com acabamentos. Sim, eles são poderosos em deixar o ambiente mais acolhedor.

Entretanto, é necessário fazer escolhas criteriosas de materiais, cores e texturas. Utilizar os materiais corretos faz uma grande diferença e pode elevar um espaço, tornando-o não apenas visualmente agradável, mas também irresistivelmente acolhedor.

Para você conhecer mais sobre o poder dos acabamentos, preparamos esse artigo com dicas importantes para ter uma casa ou apartamento mais acolhedor.

Como transformar o espaço com acabamentos

Nada melhor do que chegar em casa e se sentir relaxado. Isso é tudo que a maioria das pessoas desejam depois de um dia corrido. Mas como fazer isso sem gastar muito com decoração e comprando móveis caros?

Antes de mais nada, escolha a cor da sua parede. Esse é o primeiro passo para transformar um ambiente.  Recomendamos cores suaves e neutras como tons de bege, cinza ou azul claro, porque criam uma atmosfera relaxante.

Mas não é só isso. As texturas têm um papel essencial quando o assunto é ambiente acolhedor. Entre as texturas mais utilizadas para esse objetivo estão  revestimentos em pedra, papel de parede em padrões sutis. Esse tipo de material adiciona uma camada de elegância e calor. O acabamento em madeira na parede também é ótimo para dar sensação de aconchego.

Mude o revestimento

Por incrível que pareça, mudar o revestimento do imóvel pode fazer uma grande diferença no ambiente.

Ao selecionar pisos, prefira materiais que proporcionam uma sensação tátil agradável. Isso é fundamental. Madeira é uma escolha clássica, mas laminados de alta qualidade ou revestimentos vinílicos também podem criar uma atmosfera aconchegante sem comprometer o orçamento.

Conheça os pisos que podem fazer a diferença

  • Vinílico: Esse é perfeito para áreas internas, como as salas. Apresenta alta performance e consegue representar outros materiais, como azulejos, madeira e cimento queimado. O vinílico é muito prático de instalar, oferece várias variedades de cores e padrões. Além disso, são fáceis de limpar e não mancham.
  • Amadeirados: Esses revestimentos representam calor e aconchego. Os amadeirados são a escolha perfeita para quem busca aconchego no lar. Esse revestimento pode ser aplicado em vários ambientes. Quando aplicado em  banheiro, cozinha e lavanderia precisam de tratamento especial.
  • Cimentícios: Estes revestimentos têm duas opções: cimento queimado e revestimentos comuns. A aplicação é feita com argamassa e possibilitam  a aplicação em cima de outros porcelanatos e azulejos. Dão um ar de modernidade ao ambiente.
  • Porcelanatos: O revestimento de porcelanato é o queridinho. Isso porque são fáceis de limpar e duradouros, além de ser muito resistente. Por serem versáteis, os porcelanatos podem imitar diversos tipos de materiais, como madeira, mármore, cimento queimado, entre outros. O piso também tem várias opções de cores, acabamentos e formatos.

Iluminação é essencial

A iluminação desempenha um papel crucial na criação de ambientes acolhedores. Por isso, é importante saber escolher luminárias. Para dar sensação de conforto, é importante optar por luminárias que proporcionem luz suave e difusa, evitando a intensidade brilhante, quando o ambiente for para descansar.

Além disso, outra dica é usar lâmpadas amareladas ou dimerizáveis, porque permitem ajustar a atmosfera conforme desejado.  

Como usar a madeira no ambiente?

Uma ótima opção para quem busca comodidade e aconchego é investir em madeira. Inserir esse material na decoração faz muita diferença. Para aproveitar a versatilidade da madeira, é possível usá-la em decks, pisos, objetos decorativos e escolher móveis do material para compor o seu ambiente.

Ao ser utilizada no acabamento ou decoração, a madeira confere um ambiente agradável e único. A sensação de bem-estar impressiona. Um exemplo disso são os painéis de madeira. Eles estão cada vez mais presentes nos lares por deixar o visual mais elegante. Além disso, são ótimos para o conforto térmico.

Esse material pode ser instalado na sala de estar, corredor e quartos. Para a área externa, aposte nos decks de madeira, que podem ser usados na área da piscina ou em outro ambiente. Com esse material, sua casa ficará ainda mais aconchegante.

Além disso, os pisos de madeiras são a sensação de maior conforto. Esse revestimento é um clássico e traz muita sofisticação ao ambiente.

Procure especialistas

Os acabamentos desempenham um papel crucial na construção de um refúgio tranquilo. Ao cuidar dos detalhes, escolher materiais e texturas com sabedoria e prestar atenção à iluminação, podemos transformar qualquer lugar em um espaço confortável.

Ao procurar por um especialista, ele quem se preocupará com as melhores opções para tornar o ambiente mais aconchegante, residência, comércio, ou ainda, escola.

Redação Húngaro Arquitetura

Comentários