Ar-condicionado nas escolas: férias é a melhor época para a manutenção

Por em
Ar-condicionado nas escolas: férias é a melhor época para a manutenção

As férias escolares são uma ótima oportunidade para fazer a manutenção preventiva dos aparelhos de ar-condicionado da escola. Isso vai garantir que eles estejam funcionando corretamente quando as aulas começarem, evitando problemas como mau funcionamento, aumento do consumo de energia e até mesmo a propagação de doenças.

Isso garante maior conforto para os alunos, professores e funcionários da escola nos dias mais quentes quando as aulas retornarem. Neste artigo você vai saber como é feita essa manutenção e qual a periodicidade ideal para ser realizada.

Verificando a condição do aparelho de ar-condicionado

De acordo com a nova lei federal 13.589/2018 do Plano de Manutenção, Operação e Controle, a manutenção em aparelhos de ar-condicionado é obrigatória, já que se trata de um equipamento que apresenta grande exposição às partículas do ar, podendo propagar microrganismos que são facilmente respiráveis.

Para se realizar a manutenção em um aparelho de ar-condicionado, é necessário analisar se há algo desregulado ou que precise de atenção imediata, tais como, fios desencapados, ruídos ou mau cheiro.

Além disso, pode ser necessário instalar novos aparelhos em outros ambientes da escola, como por exemplo, na sala dos professores, na recepção, etc.

Mais conforto nas escolas

Em dias mais quentes, nada melhor do que desfrutar de um ambiente fresquinho e confortável nas salas de aula. E nos dias mais frios, o aparelho serve também para ambientar o clima, deixando-o mais aquecido e funcional.

Por isso, é importante contatar uma empresa especializada em instalação de ar-condicionado, bem como adaptar bem o espaço onde será instalado. E para ser ainda mais funcional e ecológico, pode-se direcionar a saída de água do aparelho para ajudar a aguar as plantas da escola ou reutilizar a água para outros fins.

Como é feita a manutenção

Primeiramente, é preciso contatar uma empresa de confiança para realizar a manutenção do ar-condicionado, que dependendo da marca e do uso, necessitam de períodos diferentes para realizá-la.

Limpeza dos filtros de ar

Os filtros precisam ser trocados periodicamente ou dependendo das condições de uso, que é a parte responsável por filtrar as partículas de sujeira do ar, retendo as impurezas. Quando não é trocado, pode até mesmo sobrecarregar o aparelho.

Higienização do sistema

A higienização do ar-condicionado é uma tarefa importante para manter o aparelho funcionando corretamente e evitar a proliferação de bactérias e fungos. Ela deve ser feita periodicamente, de acordo com as recomendações do fabricante, que geralmente são de uma vez a cada seis meses, que consiste em:

  1. Desligar o aparelho da tomada;
  2. Remover o painel frontal do aparelho;
  3. Retirar o filtro de ar e lave-o em água corrente com sabão neutro;
  4. Se o filtro estiver muito sujo, usar uma esponja ou escova macia;
  5. Enxaguar o filtro bem e deixe-o secar completamente antes de recolocá-lo no aparelho;
  6. Com um pano seco ou umedecido em água morna, limpar as superfícies expostas do aparelho, como a grade frontal e as laterais;
  7. Se o aparelho estiver muito sujo, usa-se uma solução de água e detergente neutro;
  8. Depois de limpar todas as superfícies, recoloque o painel frontal e ligue o aparelho.

Recarga do gás refrigerante

O procedimento de recarga de gás refrigerante deve ser realizado por um profissional qualificado, pois o gás refrigerante é um produto inflamável e tóxico.

A frequência da recarga de gás refrigerante varia de acordo com o tipo de aparelho e as condições de uso. Em geral, é recomendado realizar a recarga a cada 2 ou 3 anos.

No caso de aparelhos de ar-condicionado instalados em ambientes com alta umidade ou exposição a agentes corrosivos, a recarga pode ser necessária com mais frequência.

Benefícios de se ter um ar-condicionado funcionando corretamente

Melhora o conforto térmico – o ar-condicionado proporciona um ambiente mais fresco e agradável, o que pode ajudar a melhorar o bem-estar, a produtividade e a qualidade do trabalho;

Reduz a umidade do ar – o aparelho ajuda a reduzir a umidade do ar, sendo benéfico para pessoas com problemas respiratórios;

Previne a propagação de doenças respiratórias – o aparelho ajuda a remover bactérias e fungos do ar, ajudando a prevenir a propagação de doenças respiratórias;

Reduz a exposição a poluentes do ar – o ar-condicionado ajuda a reduzir a exposição a poluentes do ar, sendo benéfico para pessoas com alergias ou asma;

Para garantir que o ar-condicionado esteja funcionando corretamente e proporcionando todos esses benefícios, é importante realizar a manutenção preventiva regularmente. A manutenção preventiva inclui a limpeza dos filtros de ar, a higienização do sistema e a recarga do gás refrigerante, quando necessário.

Gostou do artigo? Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais conteúdos como esse. Entre em contato com a Húngaro Arquitetura e solicite um orçamento para o seu projeto, será um prazer atendê-lo!

* Imagem da capa de Freepik

Redação Húngaro Arquitetura

Comentários