Projeto de arquitetura escolar, um retrofit do antigo laboratório de informática para abrigar o HackLab, um novo espaço de tecnologia da escola.
O novo layout foi pensado para ocupar o espaço de forma funcional, através de divisórias de vidro acústicas e móveis, que dividem o espaço multiuso em uma área com mesas e cadeiras para atividades individuais e um mobiliário desenhado para usos variados, com bancos arredondados facilitando as circulações e o módulo de leitura. E a outra área com uma mesa coletiva e lousa, como apoio para as aulas de tecnologia.
A reforma incluiu uma sala Maker ao fundo isolada por divisórias fixas acústicas de vidro que permitem a visualização das atividades de forma que não haja escape de som para os demais espaços do HackLab.
Todo o espaço recebeu um projeto de iluminação com telas metálicas no forro e entradas de energia para celular, tabletes e notebooks. Paredes e mobiliário receberam cores de forma que tornasse o ambiente agradável para as atividades pedagógicas.
O projeto arquitetônico propôs um ambiente dentro da escola todo automatizado, onde a ideia é vivenciar e produzir a tecnologia pelos estudantes.
Cliente: Escola Nossa Senhora das Graças
Área Construída: 200 m²
Ano: 2022
Equipe: Amanda Shum, Gabriel Neves
Fotos: Mariana Lima
Imagens: David Chang