Você sabe quais são os critérios analisados pelos pais na hora de escolher a escola de seus filhos? Essa é uma informação valiosa para quem é empresário ou profissional no ramo educacional. Conhecer o que mais impacta os pais, além da excelência no ensino é importante para a tomada de decisões e para atrair o seu público.
Existem muitos fatores para a decisão da melhor escola para crianças e adolescentes, entre esses está a infraestrutura. Investir na estruturação da escola é importante não apenas para manter o padrão arquitetônico, mas para oferecer um ambiente apropriado para o ensino. E esse é um fator relevante para os responsáveis que vão matricular seus filhos.
Quando falamos de infraestrutura, nos referimos àquilo que está além da estética. Afinal, escola não é feita apenas de paredes e móveis e, por isso, deve ser bem planejada para que tudo incentive o aprendizado.
Nesse artigo, vamos mostrar como a infraestrutura pode ser primordial para a escolha da escola pelos pais e como a arquitetura é fundamental no processo de adequação do ambiente escolar.
Em 2022, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com base no Censo Escolar 2021, revelou dados alarmantes sobre a infraestrutura de escolas públicas do país. Os problemas eram os mais diferentes possíveis e impactavam diretamente no aprendizado dos alunos.
Segundo os estudos 14,7 milhões de estudantes brasileiros são prejudicados com a falta de um ambiente de ensino adequado. A pesquisa aponta problemas diversos, como falta de água, banheiros inadequados, ausência de pátio, falta de quadra esportiva e muitos outros. O levantamento é baseado em escolas públicas, mas ele revela que além dos transtornos causados no cotidiano dos alunos, um ambiente escolar sem uma estrutura adequada prejudica muito o aprendizado.
Nas escolas privadas há um esforço constante para garantir que o espaço seja acolhedor e que incentive constantemente o aprendizado. Ter essa consciência vai melhorar o desempenho escolar e orgulhar pais, alunos e professores.
Para tornar o espaço físico da escola em um lugar onde os alunos possam trocar experiências e aprender com facilidade, o arquiteto responsável deve pensar e planejar cada detalhe. É importante ter em mente que crianças e adolescentes de diferentes idades e culturas ficarão uma boa parte do ano letivo naquele ambiente. Portanto, uma infraestrutura harmoniosa e que convide a aprender não pode ser considerada algo irrelevante e um gasto desnecessário.
Esse é o investimento que valerá não só para os estudantes, mas para o estabelecimento de ensino que ganhará notoriedade e credibilidade entre os pais dos seus alunos.
A infraestrutura também deve atender as necessidades de cada aluno. Por exemplo:
E isso significa que no estabelecimento de ensino não deve faltar brinquedoteca, parque infantil, quadra esportiva, área de lazer, biblioteca e recursos tecnológicos.
Qual pai e mãe não desejam uma escola de excelência para os seus filhos? Quando esses pais podem escolher, com certeza, vão optar por uma unidade de ensino que proporcione um aprendizado completo. E isso inclui a infraestrutura.
A estrutura escolar não impacta apenas na escolha dos papais e mamães, mas influencia na performance dos alunos. Essa foi a conclusão do estudo “Infraestrutura Escolar e Aprendizagens da Educação Básica Latino-Americana”, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). De acordo com o levantamento, estudantes que frequentam estabelecimentos de ensino com infraestrutura adequada demonstram ter um aproveitamento superior aos jovens que estudam em instituições com ambientes inadequados.
A pesquisa mostra que crianças e adolescentes têm melhores notas em matemática e em outras disciplinas quando estudam em condições estruturais melhores. Ainda segundo a pesquisa, menos de um terço das escolas brasileiras possuem salas com computadores e apenas 10% oferecem laboratório de ciências. Quando o estabelecimento oferece esses recursos, o aprendizado torna-se mais interessante e atraente tanto para alunos da educação infantil, fundamental e médio.
Isso é comprovado durante competições educacionais, olimpíadas e nos vestibulares. A maior parte dos estudantes com desempenho superior nesses eventos é oriundo de colégios que oferecem infraestrutura de qualidade.
Para que a sua escola seja capaz de oferecer uma infraestrutura completa, é necessário contar com um escritório de arquitetura especializado. Isso porque não estamos falando apenas de estética, mas de aprendizado. O estímulo ao aprendizado deve estar presente em cada etapa do planejamento. Por isso, contrate arquitetos que entendam do segmento educacional e que possa te ajudar a atrair mais e mais alunos.
Comentários