Por Húngaro Arquitetura
A acessibilidade nada mais é que o direito que qualquer pessoa tem de usufruir de espaços sem que haja barreiras físicas ou obstáculos para tal.
“Foto: Portfólio Húngaro
Quando falamos em edificações, nos referimos à possibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida utilizarem, com segurança e autonomia, os mesmos espaços e serviços disponíveis a todos os outros cidadãos.
“Foto: Portfólio Húngaro
É uma norma. ABNT NBR 9050, estabelece os critérios e parâmetros para garantir que edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos sejam acessíveis.
“Foto: Portfólio Húngaro
“Foto: Portfólio Húngaro
Por não terem conhecimento técnico, a norma ainda é um desafia. E é imprescindível adequar as edificações aos critérios da ABNT, já que abrangem uma variedade de aspectos, desde a largura mínima de corredores e portas até a altura adequada de balcões e a instalação de rampas e elevadores
“Foto: Portfólio Húngaro
Para: Projetar espaços que previnam quedas, que ofereçam áreas de circulação e manobra seguras.
“Foto: Freepik
“Foto: Freepik
Utilizar sistemas de automação, como portas automáticas e elevadores com comando de voz, são exemplos de como a tecnologia pode facilitar o acesso e a mobilidade.
“Foto: Freepik
Os obstáculos vão além da estrutura física, mas está também nas atitudes e falta de conhecimento. É muito importante educar e sensibilizar todos os envolvidos no processo de construção e uso dos espaços sobre a importância da acessibilidade.
“Foto: Portfólio Húngaro
A acessibilidade é mais do que uma série de normas a serem seguidas, é um compromisso com a inclusão e a igualdade. A ajuda de um profissional que já conhece o processo, torna as adequações mais rápidas e assertivas.
“Foto: Portfólio Húngaro